Mosteiro dos Monges Cistercienses da Abadia de Nossa Senhora de São Bernardo
   Palavras de agradecimento no final da Bênção Abacial de Dom Abade Paulo Celso Demartini O. Cist.

Palavras de agradecimento no final da Bênção Abacial de Dom Abade Paulo Celso Demartini O. Cist.

VER AS FOTOS DA BÊNÇÃO ABACIAL EM:

http://picasaweb.google.com/padrepaulocelsodemartini

 

Bendito seja São José, espBênção Abacial de Dom Paulo - momento da Ladainhaoso castíssimo da sempre Virgem Maria!

Servo fiel e prudente. Pai amoroso de Jesus

Excelentíssimo Senhor Bispo de nossa querida Diocese de São João da Boa Vista, Dom Davi Dias Pimentel, que V. Excia. continue a contar sempre com os monges cistercienses. Obrigado pela constante presença entre nós e por ter presidido a minha bênção abacial.  Aqui fica nossa saudação pelos 50 anos de nossa Diocese e os parabéns ao Sr., que ontem aniversariou!

Excelentíssimo Dom Orani João Tempesta, também filho desta terra, nosso primeiro abade, agora Arcebispo eleito de São Sebastião do Rio de Janeiro (e que num futuro bem próximo poderá ser chamado de Sua Eminência). Seu lema abacial era “é mais útil que presidir” . E isso eu quero herdar do Sr. Muito obrigado pela presença desde os inícios de minha vocação, por ter ajudado em tantas fases de minha vida. Os seus conterrâneos te saúdam com carinho!

Excelentíssimo Dom Edmilson Amador Caetano, nosso 2o abade e agora Bispo de Barretos. Hoje V. Excia. faz 12 anos de eleição abacial e agora serve à mesma Igreja no serviço episcopal. Seu lema abacial foi “Deus providenciará”. Isto também tomo como meu, sobretudo nestes tempos difíceis em que passamos na economia do mosteiro. Tenho a grata satisfação de ser, como 3o abade, seu sucessor e agradecer tudo que tem feito por mim.

Reverendíssimo Dom Mauro Esteva, Abade Geral da Ordem, que quis vir pessoalmente ao Brasil dar a  Bênção Abacial, como é de sua competência. Obrigado pela gentileza e sempre se sinta bem vindo entre nós. Logo depois desta missa, antes do almoço, ele vai para a Áustria, dar a Bênção ao novo abade de Merherau.

Reverendíssimo Dom Luigi Rottini, Abade Presidente da Congregação. Neste ano em que celebramos os 60 anos da chegada dos italianos queremos agradecer na pessoa de V. Paternidade tudo que a Congregação fez e faz pelos nossos Mosteiros, especialmente neste tempo de seu abaciado. A Congregação de São Bernardo, nos seus 512 anos, embora tão pequena, está cada vez mais oferecendo luzes para a Igreja inteira e sendo reconhecida por ela.

Reverendíssimo Pe. Raphael, que neste último ano exerceu a função de Prior Administrador do Mosteiro e Pároco-Reitor da Paróquia Santuário São Roque. Que Deus lhe recompense todo seu trabalho. Receba o reconhecimento sincero meu e de todos nós. Muito obrigado..

Reverendíssimo Cônego Darcie, Pároco desta bela e majestosa Matriz, obrigado pela prontidão em oferecer este espaço sagrado para a celebração do novo abade do mosteiro. Isto denota o grande carinho que todos temos por esta paróquia e demonstra o desejo de união maior entre todas as paróquias da cidade.

Reverendíssimo Dom Abade Luis Alberto Ruas Santos, Abade de Itaporanga e Presidente da Congregação Brasileira dos Cistercienses, na pessoa de quem saúdo todos os demais Abades e Abadessas, monges e monjas, e oblatos seculares cistercienses de vários mosteiros aqui presentes. Conte comigo para a continuação do intercâmbio entre os vários mosteiros.

Caríssimos presbíteros, religiosos e religiosas, missionários e leigos. Que bom saber que estão presentes em tão grande número nesta celebração, demonstração da unidade entre nós, nas alegrias e sofrimentos.

Caríssimos Missionários da CMPS, que hoje estão fundando na Itália um nova casa e que prontamente se dispuseram a cantar tão bonito nesta missa solene. O nosso muito obrigado e saudações aos fundadores da Comunidade.

Excelentíssimas autoridades, Sr. Prefeito Municipal Dr. João Luis Cunha, vice-prefeito, secretários, vereadores. Meritíssimos Juízes, Promotores e delegados. Como em toda a história dos mosteiros, nosso mosteiro sempre procurou contribuir para rezar pelo bem comum, especialmente neste ano da CF sobre a segurança pública.

Queridos familiares, entre os quais minha querida mãe Geny, que se casou nesta Igreja. Obrigado por ter nascido e por ter sido batizado nesta Matriz. Papai Martins está contente também.

E como não dizer agora? Meus queridos monges, filhos da Abadia Nossa Senhora de São Bernardo, que juntos queremos continuar a construir a Escola do Serviço do Senhor, da caridade. Por vós agora sou pai mas procurarei nunca deixar ser irmão, como dizia nosso antigo prior e abade presidente Dom Guido: ser servo, amigo e irmão. Fiat, amém, aleluia!

A todos os rio-pardenses e de outras cidades, gente de boa vontade, PAX!

Quanta emoção nestes dias.

Estamos no centro da cidade de São José do Rio Pardo, neste dia de São José, na presença do Bispo Diocesano, de outros dois Bispos que foram abades no nosso mosteiro, do Abade Geral e Abade Presidente da Congregação. De tantos outros Abades, Abadessas, monges e monjas de vários mosteiros, oblatos seculares cistercienses, paroquianos e amigos da cidade e de outras cidades.

Estamos aqui, pois precisamente hoje, conforme as crônicas de nosso mosteiro, faz 70 anos da chegada do primeiro monge cisterciense à cidade, o Abade alemão Alfonso Heun.

Estamos aqui na Matriz São José pois neste ano faz 60 anos que a fundação passou para a Congregação Italiana de São Bernardo, e na chegada dos 3 primeiros italianos houve solene missa nesta Matriz São José com canto do Te Deum, como faremos no final desta santa missa.

Hoje também faz 40 anos da dedicação do altar de nossa Matriz Santuário São Roque, ao redor do qual descobri minha vocação, animado por Dom Orani, pela D. Lourdinha Fontão, catequistas e familiares.

Quanta delicadeza de Deus para conosco, para com nossa diocese de São João da Boa Vista, forania São José, cidade de São José do Rio Pardo, mosteiro Abadia Nossa Senhora de São Bernardo, paróquia Santuário São Roque e minha família!

Não merecemos nada disso e Deus ainda continua a presentear-nos. Apesar de tantos pecados, dos padres, dos monges e dos leigos, Deus continua a manifestar sua misericórdia! Ele é o Pai das infinitas misericóridas!

Estando no centro da cidade, quero agora, como novo Abade, em nome de Deus e como filho da mãe Igreja, pedir perdão a todos os rio-pardenses pelos meus pecados, pelos pecados dos sacerdotes e demais monges da Abadia. Um mosteiro, como pensou São Bento é lugar de conversão, pois nem todos estamos prontos. Caímos e nos levantamos. Rezem pela minha conversão, como sempre dizia o Abade de Itaporanga Dom Estevão Stork, falecido há um mês aos 87 anos.

Peçam a Deus que me dê um coração amoroso, como é meu lema abacial (pius pater) e que me dê a serenidade e humildade ao exercer também a missão de mestre que corrige os que ama.

Peço que ajudem nosso Mosteiro pela oração, presença e auxílios necessários. Que Deus recompense a todos que nos ajudaram nestes dias com as orações, presença e seus dons.

Nosso mosteiro não pode ser chamado de fábrica de bispos... Que façamos o que devemos fazer, ser monges, prestando no interior do claustro o nobre e humilde serviço. Ajudem os monges a ser monges, pois é isso que a Igreja espera de nós e foi isso que prometemos na nossa profissão.

Que vivamos o Ora et Labora et sentire com Ecclesia.

Bendito seja São José, esposo castíssimo da virgem Maria. Amém

Bendito seja Nosso Pai São Bento, Nossos Santos Pais Roberto, Alberico e Estevão

Bendito seja Nosso Pai São Bernardo, patrono de nossa Abadia

Bendito seja o nome de Maria, padroeira da Ordem cisterciense

Bendito seja Deus nos seus anjos e nos seus santos. Amem

 

 

 

Posse de Dom Orani no Rio de Janeiro – 19 de abril – 15h00 – Catedral Metropolitana da Cidade Maravilhosa

 



Escrito por Mosteiro Cisterciense às 17h09
[] [envie esta mensagem] []


 
   CONVITE PARA BÊNÇÃO ABACIAL DO TERCEIRO ABADE DO MOSTEIRO CISTERCIENSE

 

 

 

CONVITE PARA BÊNÇÃO ABACIAL DO 3O ABADE DO MOSTEIRO CISTERCIENSE

DE SÃO JOSE DO RIO PARDO – SP

 

PAX

 

A Comunidade Monástica Cisterciense de São José do Rio Pardo convida a todos para a Solene Concelebração Eucarística da Bênção Abacial de seu novo Pai na pessoa de:

 

DOM ABADE PAULO CELSO DEMARTINI O. CIST.

 

A celebração será presidida pelo Exmo. Bispo Diocesano Dom David Dias Pimentel e contará, entre outras, com as honrosas presenças de:

 

Dom Mauro Esteva O. Cist., Abade Geral da Ordem Cisterciense

Dom Luigi Rottini, O. Cist. Abade Presidente da Congregação de São Bernardo

 

e dos ex-abades do mesmo mosteiro, predecessores de Dom Paulo:

 

Dom Orani João Tempesta O. Cist., Arcebispo eleito do Rio de Janeiro

Dom Edmilson Amador Caetano O. Cist., atual Bispo de Barretos

 

Dia: 19 de março, Solenidade de São José, quinta-feira (feriado na cidade)

Horário: 10h00 (dez horas da manhã)

Local: Igreja Matriz São José (centro da cidade de São José do Rio Pardo)

 

Lema Abacial: “pius pater” (pai piedoso) do Prólogo da Regra de São Bento, versículo 1

 

Contatos:

                e-mail de Dom Abade: padrepaulocelso@hotmail.com.br

                celular de Dom Abade: 0xx19 9737-2720

                portaria do mosteiro: 0xx19 3608-4675

                FAX do mosteiro: 0xx19 3608-6068

 

Veja também:

Site do mosteiro: WWW.abadia.org.br

Fotos da Abadia: http://picasaweb.google.com/padrepaulocelsodemartini

Mosteiro no YouTube: http://www.youtube.com/user/AbadiaCisterciense

Blog do mosteiro: http://mosteirodosmonges.zip.net

 



Escrito por Mosteiro Cisterciense às 10h22
[] [envie esta mensagem] []


 
   Eleição do novo Abade de São José do Rio Pardo - Mosteiro Cisterciense

Fui eleito dia 24 de fevereiro como 3o Abade do Mosteiro Cisterciense de São José do Rio Pardo.
Dou graças a Deus por fazer parte da Ordem Cisterciense. Neste meu ano Jubilar (completei 25 de Vida Monástica em 26/01/2009)
Eu e todos os monges me coloco à disposição de todos, unidos pela oração.
A Bênção Abacial será dia 19 de março, Solenidade de São José, numa quinta-feira, mas é feriado em nossa cidade. Será às 10h00 da manhã e dada pelo Abade Geral da Ordem Dom Mauro Esteva, contando com a presença do nosso Bispo Diocesano Dom Davi, e de meus dois Abades predecessores: Dom Edmilson – Bispo de Barretos e Dom Orani João – nomeado pelo papa dia 27 de fevereiro como novo Arcebispo do Rio de Janeiro!

Quanta delicadeza de Deus para com nosso Mosteiro. Dois rio-pardenses chamados a servir a Deus e à sua Igreja em missões tão santas. Não obstante nossos pecados, tudo é graça de Deus!
Faço questão de sua presença tão amiga a todos nós.
Meu lema abacial é “pius pater”, “pai amoroso” tirado do Prólogo da Regra de São Bento, versículo 1.

+ Dom Abade Paulo Celso Demartini O. Cist., Abade eleito



Escrito por Mosteiro Cisterciense às 07h42
[] [envie esta mensagem] []


 
  [ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]  
 
 
Meu perfil
BRASIL, Sudeste, SAO JOSE DO RIO PARDO, Vila Pereira, Homem, de 36 a 45 anos, Portuguese, Italian, Religião
MSN -

HISTÓRICO



OUTROS SITES
 UOL - O melhor conteúdo
 BOL - E-mail grátis


VOTAÇÃO
 Dê uma nota para meu blog!